Planejamento criativo. Por que a importância nos dias atuais?

Não correr riscos. Não errar. Prever o futuro. Maximizar investimentos. Maximizar lucros. Posicionamento de Marca. Fortalecimento de Marca. Reposicionamento de Marca.

Bem, essas são umas das tantas funções de BOM planejamento, já que um péssimo planejamento é desperdício.

A comunicação precisa, como toda empresa, de um planejamento, de uma estratégia, falando no âmbito geral. Toda e qualquer comunicação sem qualquer pesquisa, preparo e conhecimento de mercado é e pode ser um desperdício e uma dispersão comunicacional.

Inúmeros são os casos onde o planejamento eficiente maximizou os resultados de uma campanha. Veja o case FunkTube, onde um bugdet mínimo foi capaz de multiplicar-se ao ponto de criar um marca avaliada em alguns milhões. Ou case T-RACER, campanha de lançamento do  Puto T-Jet, tão falado na sua repercussão na mídia online. E que acabou de ganhar, no Wave Festival, o Grand Prix na categoria Cyber.

Mas o que foi isso tudo? Apenas a implementação de uma puta idéia? Não. Isso é a união de uma grande idéia com um puta planejamento, quer dizer, um planejamento criativo.

Um simples e perfeita frase explica:

“Criatividade sem estratégia é irrelevante, mas estratégia sem criatividade é invisível”.(Pat Fallon)

A importância do planejamento é ainda maior nos dias atuais. Como mostrei no post sobre Perfil Alvo, a complexidade do consumidor tem aumentado. Estamos vivendo na época do turbilhão de conteúdo junto com uma crise que faz com que os grandes executivos rebolem para não “perderem” a cabeça.

O planejamento junto com a criatividade é a solução para ganhar atenção e ter resultado nesse intenso mercado. Essa união é o resultado e ao mesmo tempo a solução para a situação atual: bugdet mínimo+ necessidade de resultado. Para momentos de crise não basta putas idéias. Precisamos de grandes idéias bem direcionadas, e o planejamento tem essa função.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: