2° dia Almanaque de Criação – As marcas nas mídias sociais

4° Almanaque de Criação

4° Almanaque de Criação

No segundo dia, o 4° Almanaque de Criação surpreende e traz dois profissionais de grande qualidade, Suzana Apelbaum e Jeff Paiva, para discutir o grande foco atual: Mídias Sociais e a presença das marcas.

Em uma apresentação objetiva, Suzana mostra as infinitas possibilidades de trabalhar as marcas dentro do ambiente de rede sociais. A sócia-diretora de criação da Hello reforçou a importância de entender a verdadeira função de uma rede social para a marca. No trabalho de posicionamento em uma rede social, a marca não deve se apresentar como uma empresa e, sim, como uma pessoa. Complementando o dia, o gerente de social media da Agência Click discute a importância de uma estratégia de open source branding e a função das mídias sociais nessa construção open source.

Com o show de cases como: case Heroes, case Obama e Punto, os palestrantes mostraram a importância da presença de marca em um ambiente interativo. Mas o que é essa interatividade em mídia social? Qual é a melhor maneira de trabalhar nessa plataforma?

Em vários momentos das palestras, uma palavra era repetida: relevância.  Toda e qualquer estratégia no meio on-line ou off-line, em minha opinião, ganhará audiência e principalmente, retorno do público se a idéia por trás for relevante. Uma estratégia pertinente não passa despercebida pelo target. Devemos pensar, como foi dito várias vezes, em estratégias onde a marca é e tem algo relevante para seu público. Não adianta uma comunicação onde o foco é a interatividade através de “coisinhas legais”, mas através de uma comunicação pertinente, relevante que possa agregar conteúdo ao seu público.

Em mídias sociais, a visibilidade não é só feita pelo grande esforço de presença da marca, mas também por sua relevância no bate-papo com o usuário. Conhecer, entender e, com certeza, saber conversar é o único jeito de ser pertinente e gerar relacionamento com o cliente.

Fontes: Agência Click, Riot, Hello Interactive

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